segunda-feira, 3 de março de 2014

A cultura brasileira



O Brasil é o país com a população mais miscigenada do planeta. Com espaço para as mais diversas religiões, crenças, simbologias, culinária, costumes e diversas outras manifestações culturais, o país possui, dentre tantas riquezas, alguns de seus bens reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A conseqüência dessa diversidade é um caldeirão onde tudo se mistura: música caipira, danças européias, ritos da capoeira, cantos indígenas, batida do maracatu, a malandragem do samba, o barulho das guitarras roqueiras, o artesanato indígena, quadros de artistas contemporâneos, pessankas ucranianas (ovos decorados), sandálias nordestinas e tantos outros produtos e traços do tão diversificado povo brasileiro.
Da mesma forma, obras arquitetônicas de estilos que vão do Barroco ao Pós-moderno se unem a um imenso número de obras literárias, teatrais e cinematográficas ampliando ainda mais as ricas manifestações da cultura nacional.

A formação cultural no Brasil

A cultura pode ser definida como um complexo dos padrões de comportamento, crenças, instituições, manifestações artísticas e intelectuais transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. No caso do Brasil, a pluralidade é a característica principal da formação de sua cultura.
Durante os séculos de colonização, o território brasileiro foi palco de uma fusão entre as culturas indígenas, portuguesa e africana. Foi nesse período que se deu o início da formação da cultura brasileira que, mais tarde, também recebeu influências dos imigrantes europeus, árabes e asiáticos, e indiretamente de países como a França, a Inglaterra e os Estados Unidos, formando assim uma sociedade altamente miscigenada.



Família portuguesa

A influência portuguesa

Colonizadores do território brasileiro por 322 anos, de todos os povos que chegaram ao País os portugueses foram os que mais exerceram influência na formação da cultura brasileira. Durante todo período de colonização cidadãos portugueses foram transportados para as terras sul-americanas, influenciando não só a sociedade que viria a se formar, como também as culturas dos povos que já existiam.
A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por todos os habitantes do País. Mas outros legados como a religião católica, os folguedos populares, as figuras do folclore, os pratos típicos da culinária e a introdução de movimentos artísticos como o renascentismo e o neoclassicismo também se enraizaram no Brasil por influência dos colonizadores.

Influência dos imigrantes

Por um vasto período de tempo a população brasileira era, em sua maior parte, composta por negros e mestiços. Com o fim da mão de obra escrava, entre os séculos XIX e XX, a imigração européia foi incentivada tanto para o povoamento territorial de regiões ainda nativas, quanto para o trabalho em regime de colonato (semi-assalariados).
Encantados pela oferta de terras boas para o plantio, Italianos, alemães, japoneses, espanhóis, poloneses, ucranianos, franceses, holandeses, sírio-libaneses, coreanos e suíços se estabeleceram no Brasil. Essa forte expansão imigratória deixou rastros e heranças em todos os aspectos da cultura brasileira, da culinária à arquitetura. Atualmente, esse processo sofreu uma ruptura com a constante queda da chegada de imigrantes, tornando o Brasil um país muito mais emigratório.






A influência africana

A cultura africana é extremamente diversificada e suas características retratam tanto a história do povo quanto a de seu continente. Isso acontece porque os habitantes da África evoluíram em um ambiente cheio de contrastes e com várias dimensões. Culturalmente eles diferem muito entre si, falam um vasto número de línguas, praticam diferentes religiões, vivem em habitações diversificadas e se envolvem em inúmeras atividades econômicas.
No Brasil, a cultura africana chegou através do tráfico negreiro que trouxe para o País povos da África na condição de escravos. Da mesma forma que os indígenas, os africanos tiveram sua cultura repreendida pelos colonizadores. Mesmo assim foram eles que ajudaram a dar origem às religiões afro-brasileiras, e trouxeram muitos de seus costumes para a dança, música, culinária e idioma.



A influência indígena

Primeiros habitantes do território brasileiro, os índios se dividem em diversos povos de hábitos, costumes e línguas diferentes. Cada tribo possui sua cultura, religião, crenças e conhecimentos específicos. A diversidade cultural presente entre as culturas indígenas brasileiras é proporcional à existente hoje em todo o Brasil.
Apesar de a colonização européia ter praticamente destruído a população indígena física e culturalmente, a cultura e os conhecimentos desse povo acabaram por influenciar parcialmente a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos, como as redes de descanso, no Brasil. No período colonial, o principal destaque foi à influência indígena na chamada língua geral, uma língua derivada do Tupi-Guarani que serviu de língua franca no interior do Brasil até meados do século XVIII. Atualmente pode-se ver a herança indígena no folclore das regiões do interior do Brasil, com os seres fantásticos como o curupira, e na culinária com a mandioca, a erva-mate os pratos típicos como o pirão.


Maracatu, Recife - Pernambuco



As principais festas do Brasil

País reconhecido internacionalmente por seu povo alegre e suas festas animadas, o Brasil possui algumas celebrações já tradicionais, relacionadas diretamente à religiosidade e ao folclore popular. Durante esses festejos, todos se reúnem esquecendo suas diferenças sociais, físicas ou ideológicas por alguns momentos.
No Brasil, as comemorações ligadas à religião se destacam nacionalmente, entre elas as mais celebradas são as festas juninas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro, com músicas, danças, pratos e trajes típicos, realizadas no mês de junho. Há ainda, próximo ao Natal, a Folia dos Reis que retrata a viagem dos Três Reis Magos à Belém, devido ao nascimento de Jesus, e a Festa do Divino (sete semanas após a Páscoa) que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos com muita dança, música, comida e quermesses, e as Cavalhadas que apresentam a disputa entre mouros e cristãos, onde os vencedores (cristãos) assistem à conversão dos mouros através do batizado.


Carnaval


Em popularidade, o Carnaval (considerado uma festa profana) é um dos mais lembrados e o que mais atrai turistas durante sua realização no mês de fevereiro. De origem européia, a festa recebeu no Brasil a influência da música africana e é comemorada atualmente em salões de festas com grandes bailes à fantasia, nas ruas com blocos e trios elétricos e nos sambódromos como os do Rio de Janeiro e São Paulo, que apresentam grandes desfilem de escolas de samba. Em seguida, há também o Réveillon no Brasil, comemorado no litoral com ceias e costumes repletos de superstições e shows com fogos de artifício.


Bumba-meu-boi, Maranhão 


No folclore brasileiro, uma das manifestações mais representativas está na festa do Boi Bumbá ou Bumba-meu-boi, realizada no Maranhão e no município de Parintins (AM). Essa festa reapresenta a lenda do casal de negros em que, devido a um desejo da esposa grávida, o marido mata o boi preferido de seu patrão e esse, revoltado, manda prendê-lo. Porém, o homem consegue fugir e com a ajuda de um pajé ressuscita o boi morto e dá início a uma grande comemoração. Em Parintins essa lenda deu início as apresentações no “Bumbódromo” entre os bois rivais Caprichoso e Garantido, que disputam todos os anos, durante o último fim de semana de junho, a vitória no Festival Folclórico de Parintins, assistidos por um público de até 35.000 participantes.

Boi Caprichoso e Garantido, Parintins - AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Viva bem, Sorria sempre, Ame muito - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Balde monstro