A didática da Arte consiste em apreciar, produzir e refletir
"Mais que aprender a linguagem, os alunos precisam conhecê-la e se relacionar com ela. A escola não deve ensinar o desenho para eles, mas investir para que desenvolvam o próprio percurso", diz Fernando Chuí, professor do Colégio Arquidiocesano, em São Paulo, e doutorando em Educação, com foco na importância do erro para o ensino de Arte.
Realizar um trabalho que
inclua essas três situações (apreciar, produzir e observar) permite que cada
aluno avance dentro de seus conhecimentos e de suas vontades enquanto produtor
de arte. Para alguns, os modelos são fundamentais. Para outros, é a prática.
Outros ainda precisam observar e reproduzir. O fato é que só assim os
estudantes vão conseguir se aproximar dessa linguagem tão importante da nossa
cultura e se relacionar com ela de maneira autônoma.
Introdução ao desenho
1 - Características do desenho:
Diferente da pintura que usa a
mancha para preencher superfícies com a cor, o desenho caracteriza-se pela
representação gráfica de traços. O seu uso isolado ou na construção de formas,
dependendo do propósito, pode gerar sobre uma superfície física ou em meios
virtuais, imagens figurativas ou abstratas.
2 - O desenho quanto à forma
Como desenho, propriamente dito,
pode ser reconhecido desde um simples risco ate configurações complexas. E ao
desenhista não deve ser responsabilizada a obrigação de imitar unicamente a
natureza visível com a perfeição esperada. O seu universo gráfico pode
transitar pela figuração abstrata que habita a imaginação humana ou os motivos
invisíveis, a olho nu, pertencentes a realidade microscópica. Em síntese,
identificamos a forma do desenho em duas categorias, a saber:
a) Desenho figurativo: Tem a finalidade de representar formas que reproduzem a aparência da realidade. Tanto as naturais quanto as criadas pelo homem. A sua execução pode ser a partir da observação, de memória ou de criação.
b) Desenho abstrato: Representação gráfica não figurativa que tem como motivo de referencia, formas orgânicas (formas da natureza) e geométricas (composição com linhas, planos e ou sólidos geométricos).
3 - Tipos de desenho
O desenho pode ter, como ponto de
partida, vários enfoques. Há os que reproduzem o mundo real, outros que revelam
a memória do seu autor e ainda os que são propostas originais de novas formas.
Vejamos sobre cada uma dessas facetas nos três tópicos a seguir:
a) Desenho de observação: É a representação, na maioria das vezes figurativa, a partir da observação de um modelo se propondo a transferir para o papel de desenho sua forma, textura, iluminação, cor, etc., com auxílio de instrumentos de mensuração visual a distância ou medidas e cálculos mentais por meio da observação direta.
b) Desenho de memória: Representação gráfica que se espelha na forma de elementos da realidade visualizada anteriormente.
c) Desenho de criação: Apresenta configuração original. Pode ser obra da pura imaginação, abstração ou o resultado da combinação de outras formas já existentes, inspiradas nos elementos da realidade.
Figuração/abstração
A expressão artística
através do desenho como forma de exteriorizar e comunicar, atravessa toda a
história do homem e em todas as culturas.
O fascínio que sentimos perante obras artísticas como um desenho rupestre, gótico, renascentista ou contemporâneo, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito. Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenômenos e fatos estéticos e que, portanto os "persegue", procurando exprimir-se através da arte. É com a mão que fazemos os gestos de desenhar. Os instrumentos surgem como objectos que constituem o prolongamento das mãos, materializando visualmente o pensamento.
O fascínio que sentimos perante obras artísticas como um desenho rupestre, gótico, renascentista ou contemporâneo, faz-nos pensar acerca do que estará no cerne destas obras para provocarem tal efeito. Diz-se que só o homem possui este fascínio e capacidade de admiração perante os fenômenos e fatos estéticos e que, portanto os "persegue", procurando exprimir-se através da arte. É com a mão que fazemos os gestos de desenhar. Os instrumentos surgem como objectos que constituem o prolongamento das mãos, materializando visualmente o pensamento.
O desenho como disciplina
das artes plásticas, reveste-se de características diversas quanto ao tipo de
linguagem utilizado. Quando o registro envolve a referência aos aspectos
visíveis da realidade e se traduz em imagens com um grau de relação mais ou
menos aproximada com o conhecido, está-se no campo da figuração. O que vemos
nas imagens tem uma relação direta com o que conhecemos: pessoas, objetos,
espaços, etc.
Quando pelo
contrário, o desenho é constituído por machas, linhas, pontos e nada no
conjunto apresenta nenhuma espécie de paralelo com o mundo visível, está-se no
domínio do registro abstrato. O que aqui é veiculado é uma criação do domínio
do intelecto, do raciocínio, eventualmente da emoção, mas é traduzido por uma
conjugação de registros que não têm nenhum paralelo com o que conhecemos da
realidade visível .
ORIENTAÇÕES PARA O TRABALHO
- Criar 10 questões com respostas. Elas podem ser feitas de várias formas: complete, falso ou verdadeiro, objetivas, etc.
- Entregar no dia 18/10/12, RESPEITE a data.
- Pode ser digitado ou por email: msfeitosa@gmail.com
- Coloque o seu nome, número e série.
Obrigado
Professora: Marisa Susi Feitosa
Esclarecedor, de fácil entendimento sem perde qualidade
ResponderExcluir