Sabendo o que é e sabendo o que são...
Do latin ars, significando técnica ou habilidade, ou seja, produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades ou, no sentido moderno, a atividade artística ou o produto da atividade artística, o que poderia ser o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.
Dentre as expressões artísticas podemos citar:
Do latin ars, significando técnica ou habilidade, ou seja, produto ou processo em que conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades ou, no sentido moderno, a atividade artística ou o produto da atividade artística, o que poderia ser o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.
Dentre as expressões artísticas podemos citar:
- Artes Cênicas: linguagens artísticas
relacionadas com os segmentos de dança, teatro, circo, ópera e congêneres.
- Artes Gráficas: linguagens artísticas
relacionadas com a criação e/ou reprodução mediante o uso de meios
artesanais, mecânicos ou cibernéticos de realização, ou seja, com a
utilização de tipografia, off-set, computação e outros mecanismos;
- Artes Visuais: linguagens artísticas
compreendendo a materialização de formas, linhas, movimentos, volumes e
cores através de modalidades tradicionais, como desenho, gravura, pintura,
escultura e fotografia, entre outras, e mídias contemporâneas, como
instalação, objeto, vídeo-arte, performance e intervenção urbana, entre
outras;
- Artesanato: confecção de peças e objetos
manufaturados em pequena escala, utilizando materiais e instrumentos
simples, sem o auxílio de máquinas sofisticadas de produção em série;
- Cultura Popular: conjunto de manifestações
típicas, materiais e simbólicas, transmitidas de geração a geração,
traduzindo conhecimentos, usos, costumes, crenças, ritos, mitos, lendas,
adivinhações, provérbios, fantasias, alegorias, cantorias e folguedos
populares, entre outras;
- Audiovisual: linguagens artísticas
relacionadas, respectivamente, com a produção de filmes cinematográficos e
videográficos, ou seja, de registro de sons e imagens em películas
especiais, obedecendo a um roteiro ou script determinado;
- Literatura: área de produção de conhecimento
utilizando a arte de escrever em prosa ou verso nos gêneros de romance,
poesia, conto, crônica e ensaio, entre outros;
- Música: linguagem artística que expressa
harmonia, melodia e ritmo, em diferentes modalidades e gêneros;
- Patrimônio Cultural: área de preservação de
bens de relevância histórica, artística, arquitetônica, paisagística e
arqueológica, entre outras.
Assim, a “arte-educação” ou “ensino de
arte” é a educação que oportuniza ao indivíduo o acesso à Arte como linguagem
expressiva e forma de conhecimento, acontecendo na sociedade de duas formas:
sistemática, por meio das escolas ou outras instituições de ensino; ou
assistemática, pelos meios de comunicação de massa e das manifestações não
institucionalizadas da cultura.
O aprendizado da arte
se dá através: do convívio com obras de arte para se obter um “vocabulário”
estético, por meio do fazer artístico que oportunizará a exploração das
linguagens e dos materiais e ainda pelo estudo da história da arte e das
linguagens artísticas, bem como da estética, que dá valor aos conceitos de
arte. Este aprendizado envolve experiências de problematização que forçam a
pensar, que provocam perturbação, mobilizando uma atenção de qualidade distinta
daquela envolvida na execução de uma tarefa qualquer.
Podemos dizer que essa aprendizagem é inventiva e possui duas principais características: o ensino da arte não se esgota na solução de problemas, mas inclui a invenção destes problemas, assim como não é um processo de adaptação ao mundo externo, mas implica na invenção do próprio mundo. Portanto, o inacabamento é a questão, pois ao mesmo tempo em que aponta para um processo permanente de aprendizagem também sugere uma desaprendizagem permanente, isto é, as relações com a arte se caracterizam por experiências de estranhamento e surpresa, que deslocam o eu e mobilizam uma atenção aberta ao plano dos afetos.
A criatividade poderia ser levantada como conceito intrínseco à arte, pois o mundo da arte e da cultura é preeminentemente criativo e o artista não está ligado às convenções, dogmas e instituições da sociedade, mas sim à expressão criativa, resultado direto de sua liberdade. Aqui, também, poderíamos levantar o conceito de liberdade de expressão, que é o direito de manifestar opiniões livremente ao mesmo tempo em que qualifica a independência do ser humano, sua autonomia e espontaneidade.
Portanto, sabendo o que é arte, quais as suas expressões, qual a importância de sua educação e todos os conceitos que envolvem a questão, a visualização de um caminho para a ampliação de repertório das comunidades, famílias, escolas, enfim dos seres humanos que se envolvem com o tema faz-se como proposta de trabalho e também, de vida.
Podemos dizer que essa aprendizagem é inventiva e possui duas principais características: o ensino da arte não se esgota na solução de problemas, mas inclui a invenção destes problemas, assim como não é um processo de adaptação ao mundo externo, mas implica na invenção do próprio mundo. Portanto, o inacabamento é a questão, pois ao mesmo tempo em que aponta para um processo permanente de aprendizagem também sugere uma desaprendizagem permanente, isto é, as relações com a arte se caracterizam por experiências de estranhamento e surpresa, que deslocam o eu e mobilizam uma atenção aberta ao plano dos afetos.
A criatividade poderia ser levantada como conceito intrínseco à arte, pois o mundo da arte e da cultura é preeminentemente criativo e o artista não está ligado às convenções, dogmas e instituições da sociedade, mas sim à expressão criativa, resultado direto de sua liberdade. Aqui, também, poderíamos levantar o conceito de liberdade de expressão, que é o direito de manifestar opiniões livremente ao mesmo tempo em que qualifica a independência do ser humano, sua autonomia e espontaneidade.
Portanto, sabendo o que é arte, quais as suas expressões, qual a importância de sua educação e todos os conceitos que envolvem a questão, a visualização de um caminho para a ampliação de repertório das comunidades, famílias, escolas, enfim dos seres humanos que se envolvem com o tema faz-se como proposta de trabalho e também, de vida.
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