quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Relatório cinematografico

Trabalho realizado com os 9º ano/8ª série da EMEF Theo Dutra com o conteúdo Realismo, além da teoria trouxe o filme: "Moça com brinco de pérolas", que mostra vida e obra do pintor/artista Johannes Vermeer em uma sociedade holandesa crítica de pudores e conflitos sociais.

O filme relata que a criada Griet, trabalha na casa do artista plástico Johannes Vermeer. Ele vive com a esposa, um tanto ciumenta e possessiva. Com o tempo a moça fica completamente fascinada pela pintura delicada de Vermeer e se revela apta para auxiliar em seu ateliê, onde ela encontra um mundo de cor e luz. Griet, com seu olho crítico, se torna parte do trabalho. E a intimidade crescente entre os dois desperta inveja e rompimentos pela casa, criando um escândalo para a época cheia de pudores e conflitos sociais.

Objetivo: Reconhecer, admirar e identificar os problemas sócios econômicos do Realismo na Europa, precisamente na Holanda no século XVIII através do filme "Moça com brinco de pérolas".




Relatório visual


"O filme retrata uma história baseada em fatos reais, onde a pintura está bastante presente, no qual o artista no filme busca inspiração nas pequenas coisas. Coisas que apenas ao tocar ou vê-las são consideradas reais e então produzidas na pintura para serem demonstrada. "Moça com brinco de pérolas" não é apenas uma história onde ocorre a pintura, e sim como ela é compreendida e aceita por determinadas pessoas. Muitas vezes uma pintura é muito mais bem compreendida por uma pessoa que a vê pelo primeiro olhar do que uma que já esta acostumada a presenciá-la constantemente. Não é apenas uma questão de compreensão é também considerado como uma pequena interpretação sobre o que realmente a pintura quer nos revelar.
A pintura é como nosso sentimento, apenas poucos são capazes de saber ao certo o que na verdade querem nos dizer. Por isso dance, cante, chore, demonstre e mostre o que tem dentro de você!".

Aluna JFM - 9º ano/8ª série A - EMEF Theo Dutra




"Uma menina que vai trabalhar em outro lugar para ajudar sua família, pois eles eram humildes. Tempo depois de ficar trabalhando na casa de um pintor (Johanes Vermeer), ele não viu ela como empregada mais, mas como uma menina bonita e com brilho no rosto, pois ela era de uma humildade aparente nas coisas materiais e de coração. O patrão manda ela trabalhar com ele no ateliêr fazendo tintas e ir comprar também. Mas uma coisa ruim estava por vim, pois um comprador da família, que comprava as pinturas queria em troca de muito dinheiro a menina que o pintor gostava tanto. Como o  pintor estava apaixonado por ela, faz um acordo que iria produzir um quadro para o comprador / marchant não ficar com a menina.
Pois o quadro que esse pintor fez era uma verdadeira obra de arte, aquela pintura mostrava todo o brilho da menina e os seus olhos brilhavam como a pérola nas suas orelhas que o pintor pôs. Em tudo em que uma pessoa vai fazer a ter humildade como aquela menina, um brilho bonito reflete em sua alma, transformando você em uma verdadeira arte. Depois que a patroa mandou a menina embora, o pintor deu um tempo e mandou as pérolas para ela, pois aquelas perdas não só enfrentavam, a moça, mas brilhava como sua humildade e uma luz no seu rosto fazia o termino da pintura / arte." 

Aluno RAF - 9º ano/8ª série A - EMEF Theo Dutra

 
OBS: Entre outros relatórios feitos pelos alunos que estão excelentes.


Professora: Marisa Susi Feitosa
Historiadora da Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Viva bem, Sorria sempre, Ame muito - Recados e Imagens para orkut, facebook, tumblr e hi5

Balde monstro